Cronograma de apresentações
Dia 18/10
|
|||
Minicursos aprovados
|
|||
Hora
|
Local
|
Minicursos
|
Autores
|
D
14h
às
18h
|
UNEB- DEDC
XV- Prédio anexo
Sala 01
|
1
Associativismo: Fortalecendo a diversidade produtiva
|
Ana Lícia de Santana Stopilha
|
UNEB- DEDC
XV- Prédio anexo
Sala
03
|
2
LIBRAS em movimento para a inclusão social:
comunicando
com as mãos
|
Guilhermina
Elisa Bessa da Costa
|
|
UNEB- DEDC
XV- Prédio anexo
Sala
05
|
3 Técnicas
e habilidades necessárias na tradução e interpretação da Língua de sinais e
língua portuguesa
|
Igor
Rosário Santos
|
|
UNEB- DEDC
XV- Prédio anexo
Sala 07
|
4 Produção
textual com ênfase em inclusão,
diversidade e DHS
|
Suênio
Campos de Lucena
|
Relatos/
Resumos aprovados
|
|||||
Dia 19.10
|
|||||
GT 01
|
|||||
Hora
|
Local
|
Trabalhos
|
Autores
|
||
14h às 18h
|
UNEB- DEDC XV- Prédio Anexo
sala 1
|
1 A troca
de saberes entre a comunidade acadêmica e comunidades tradicionais do Baixo
Sul da Bahia na luta pela efetivação de direitos, através do grupo de
assessoria jurídica popular
|
Érica Martinha Paes Landim Souza
|
||
2 Cotas x
Universidade: a invisibilidade dos cotistas negros na UNEB- Campus XV
|
Eucileine
dos Santos de Jesus;
Bruna de Oliveira
Miranda
|
||||
3 Educação Inclusiva e o entendimento dos Tribunais
|
Flávio de
Oliveira
|
||||
4 A Psicologia na Educação
Especial: um olhar de aposta na singularidade
|
Indine Simões da Silva de Almeida; Josineide
Vieira Alves
|
||||
5 O acompanhamento terapêutico escolar no processo de
inclusão
|
Natiara
Cristian Araújo dos Santos; Josineide Vieira Alves
|
||||
6 A política de Inclusão
Escolar da Rede Municipal de Ensino da cidade de Presidente Tancredo Neves |
Viviane
Alves da Silva Santos
|
||||
GT
02
|
|||||
Dia: 19/10
14h às 18h
|
UNEB- DEDC
XV- Prédio anexo
Sala 3
|
1 Autismo:
desafio ou empecilho?
|
Andréia
Brasil da Silva Alcântara;
Elza
Coutinho Bonfim
|
||
2 Porque
aprender libras? Considerações na formação inicial de professores
|
Carlos
Roberto Moreira de Souza Marinho; Eliseu Rodrigues da Silva;
Jessica
Mariane Soares Rodrigues
|
||||
3 Formação de educadores para a inclusão na educação infantil: diálogos
necessários
|
Cristiane
Soares Mendes;
Guilhermina
Elisa Bessa da Costa
|
||||
4 O professor de educação infantil no processo
de inclusão: possibilidades através das práticas pedagógicas
|
Cristiane
Sousa Santos
|
||||
5 Formação dos professores de
geografia na perspectiva da educação inclusiva
|
Erisvaldo
Maurício dos Santos;
Antonio Leandro
Alves dos Santos; Mateus Barreto dos Santos
|
||||
6 Projeto
inclusão no cinema: vivências de novos desafios
|
Fabíola
Schleder Iankowski;
Nicoleta
Mendes de Mattos
|
||||
GT 04
|
|||||
|
UNEB-
DEDC XV- Prédio anexo
Sala 5
|
1
Narrativas sobre a cegueira: entre a dança na escuridão e o reengajamento da
vida.
|
Ana
Cristina D Costa
Josineide
Vieira Alves
|
||
Dia: 19/10
14h às 18h
|
|||||
2 Trabalho
e inclusão social: uma reflexão a partir do clima organizacional
|
Francisca
de Jesus Santos
|
||||
3 Empoderamento de mulheres como
mecanismo de inclusão social e
enfrentamento a violência doméstica no município de Valença/BA
|
Luciane Silva dos Santos
|
||||
4 Ser especial - como a pessoa com
deficiência é vista a sua volta
|
Maria Auxiliadora Freitas
Pimenta de Araújo; Deysiene Cruz Silva
|
||||
Dia
20.10
|
|||
GT
02
|
|||
Dia: 20/10
|
UNEB- DEDC
XV- Prédio anexo
Sala 1
|
1 Literatura Afro Brasileira com destaque a
escritora Carolina de Jesus.
|
Jamile
Nascimento Santos
|
2 O
olhar do psicopedagogo acerca da inclusão do aluno com autismo na educação
infantil
|
Jaqueline
Costa Santos Pinto
|
||
3 Inclusão escolar e educação de jovens e adultos: uma análise a partir
da formação dos mestrandos do MPEJA
|
Julimar
Santiago Rocha; Débora Regina Oliveira Santos; Patrícia Carla da Hora Correia
|
||
4Monitoria
e formação docente: ressignificando a educação inclusiva a partir da
experiência de monitoria de ensino
|
Lousana de
Jesus Santana
|
||
5 O estágio
remunerado e a inclusão na rede municipal de Feira de Santana: desafios e
possibilidades
|
Paula Daiane Araujo
|
||
6 A formação docente para educação
inclusiva em um curso de licenciatura em geografia: análises e reflexões
|
Tércio
Jorge Nascimento Paixão
|
GT
03
|
||||
Dia: 20/10
14h às 18h
|
UNEB-
DEDC XV- Prédio anexo
Sala 3
|
1 Educação
em contextos de violência e a cultura de paz no ensino do teatro: vivências
no PIBID-teatro da UFBA
|
Adenilson
de Andrade Argolo
|
|
2 Um olhar
perceptivo para as diferenças na associação Pestalozzi de Valença
|
Caroline
Melo;
Deidiane
Santos
|
|||
3 Educação em movimento:
ressignificando a aprendizagem
|
Geisa Rodrigues dos Santos
|
|||
4 As tecnologias como ferramentas de
aprendizagens para crianças especiais
|
Maria Paula de Jesus Andrade
|
|||
GT
04
|
||||
Dia
20/10
|
UNEB- DEDC
XV- Prédio anexo
Sala 5
|
1 A
organização produtiva dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis
de Valença-BA: Um estudo descritivo sobre a atuação dos catadores da Bolívia
|
Michele
Rainan da Silva Carvalho Góis
|
|
2
Reconstituição e memória dos Seminários encontros com a inclusão
|
Natiele Sousa Santos;
Nicoleta Mendes de Mattos
|
|||
3 Relato de
experiência das vivências do pedagogo em espaço não formal de educação – CADI
-Brasil
|
Neiani
Luzia Pereira Duarte
|
|||
4 Reflexões e ações do projeto de extensão
concepções sobre a inclusão social dos surdos e a importância da LIBRAS
nesse
processo
|
Silvana
Alves Silva de Jesus
|
|||
GT
05
|
|||
Dia: 20/10
14h às 18h
|
UNEB- DEDC
XV- Prédio anexo
Sala 3
|
1
Dimensões biopsicossocioespirituais do cuidado com pessoas que sofrem com o
HTLV: reflexões à luz de Le Breton e Lévinas
|
Amine Lopes
Benevides; Katia Nunes Sá
|
2
Da passividade e silenciamento à autonomia:
um
relato de experiência
|
Natiara
Cristian Araújo dos Santos;
Indiara
Lima Miranda ;
Marta
Alfano
|